quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mercado Livre: Comércio C2C

O site Mercado livre é uma plataforma que possibilita a realização de comércio eletrônico C2C e é o maior mercado de compra e venda da Internet brasileira. Saiba mais sobre este tipo de comércio e como você pode fazer e-commerce C2C utilizando o mercado livre.
O comércio eletrônico C2C, no qual a compra e venda é realizada entre pessoas físicas, é uma das formas de negociação realizadas pela Internet que vem obtendo grande sucesso. Assim como nas lojas virtuais não há necessidade da presença física nem do comprador, nem do vendedor. A compra e venda é realizada entre um comprador e um computador localizado em qualquer lugar do planeta, por intermédio de um sistema eletrônico. Veja abaixo como funciona um mercado eletrônico C2C, utilizando o exemplo do mercado livre:


C2C - processo de compra e venda no mercado livre
Vender no Mercado Livre é fácil. Os interessados devem fazer o cadastro no site e, a partir daí, começar a anunciar seus produtos. Os vendedores podem escolher a forma de negociação - preço fixo ou venda pelo melhor preço (Negociação Normal) - detalhar o máximo possível na descrição da mercadoria e incluir fotos e arquivos de som e vídeo para promover seus anúncios. Os maiores beneficiados pela plataforma, além de pessoas físicas, são micros empreendedores, pequenos e médias empresas, que têm condições de oferecer virtualmente seus produtos e serviços a uma enorme gama de clientes nacionais e internacionais, em pé de igualdade com grandes vendedores.


A segurança nas transações no mercado livre
O Mercado Livre desenvolveu o "Programa de Proteção ao Comprador" com o objetivo de manter uma comunidade segura, onde os usuários podem negociar com confiança. Com o Programa de Proteção ao Comprador do Mercado Livre, você poderá ser ressarcido caso suas compras de até R$ 600,00 (seiscentos reais) no Mercado Livre não tenham êxito.
            Além disso, o sistema de qualificações entre compradores e vendedores contribui bastante para aumentar a confiança da comunidade, uma vez que todos os compradores e vendedores são avaliados ao final da transação.